Agradecemos a diretora da Escola Classe Córrego do Meio, Lívia dos Reis Amorim, por seu interesse pela Orientação e pela inciativa no desenvolvimento de metodologia transdisciplinar para os alunos da Educação em Tempo Integral.

O seu artigo “Corrida de Orientação: uma proposta metodológica transdisciplinar da Escola Classe Córrego do Meio” foi selecionado e será apresentado no V Congresso Nacional de Educação (CONEDU) em outubro próximo.

Parabéns, Lívia! Educar é dos ofícios o mais nobre!

Juntos somos mais fortes: escola e Orientação!

Leia o artigo clicando aqui.

Resumo: A Orientação é também conhecida como o “desporto da floresta”, modalidade esportiva autônoma, capaz de promover as vertentes competitiva, ambiental, recreativa ou lúdica e educativa. Por ser praticada em ambientes naturais faz com que os alunos se familiarizem com a natureza tomando consciência da necessidade de preservação. O estudo da corrida de orientação enquanto conteúdo escolar, fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. A proposta pedagógica é uma parceria da Escola Classe Córrego do Meio localizada em Planaltina-DF e o Clube de Orientação Tiradentes.  O objetivo do projeto é propor uma metodologia transdisciplinar para o ensino geográfico e cartográfico a fim de melhorar o entendimento dos alunos da Escola Classe Córrego do Meio sobre os conceitos de localização e orientação espacial durante as aulas de Educação em Tempo Integral.