Aqui você encontra artigos relacionados ao esporte Orientação. Se você escreveu algum artigo e gostaria de publicá-lo aqui, por favor envie o arquivo para contato@coti.org.br. Seu trabalho é importante para cada atleta e organizador que quer melhorar a prática deste esporte fantástico!

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. Educação integral em tempo integral com base agroecológica: uma inserção necessária para o desenvolvimento e sustentabilidade do bioma Cerrado. Assunção, PY, 2023. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Universidade Unida, 2023.

######################

WADDINGTON EE, HEISZ JJ (2023). Orienteering experts report more proficient spatial processing and memory across adulthood. PLoS ONE 18(1): e0280435. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0280435.

######################

SAINI, Jiya. New Method foud to halt dementia by sharpening the brain – “use it or lose it”. Revista online REVYUH. Acesso em: https://www.revyuh.com/news/lifestyle/health-and-fitness/new-method-found-to-halt-dementia-by-sharpening-the-brain-use-it-or-lose-it/ . Data: 21 jan. 2023.

######################

SILVA, Aline Couto da; FASSINI, Fábio; ESTRAN, Luana Silva; LOUREIRO, Luciano Leal. Uma análise sobre a percepção dos professores na aplicação da corrida de orientação no currículo escolar.

######################

SILVA, Jamilson Costa da. Nível de satisfação dos atletas que disputam 0 Campeonato de Orientação do Estado do Rio de Janeiro – COERJ quanto à forma de premiação: por etapa ou ao final do campeonato. Rio de Janeiro, 2019.

######################

FERREIRA, Jaison. Perfil dos atletas orientastes – I etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n.3, p 24331-24344, mar 2021.

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. Corrida de Orientação: uma proposta metodológica transdisciplinar da Escola Classe Córrego do Meio. Educação [recurso eletrônico]: políticas, estrutura e organização; v. 5. Gabriella Rossetti Ferreira (Organizadora). Atena Editora, 2019. Vol. 2, Capítulo 8, p. 75-87.

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. O cerrado – meu, seu, nosso: cuidemos!

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. Viveiro de mudas nativas da Escola Classe Córrego do Meio: Plantio de árvores nas trilhas do Ecomuseu Pedra Fundamental.

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. Caminhos do Planalto Central: percepção ambiental e topofilia aliada a preservação ambiental. Terra – Educação Ambiental, Produção e Consumo, Giovanni Seabra (Organizador). Ituiutaba: Barlavento, 2021. p. 65-74.

######################

VARGAS, José Nilton Silva; LUIZ, Sergio. A natureza como campo de jogo: a cartografia presente em um mapa de orientação.

######################

MAVEROFF, Beatriz Alejandra González. Iniciación de la orientación en la escuela, Buenos Aires, Argentina.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Oficinas de práticas de desporto de orientação para aulas de física, no 9. ano, como interpretação e assimilação de conteúdos.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Oficinas com uso de maquetes na compreensão e identificação de técnicas e informações sobre desporto de orientação.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. O desporto de orientação.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. O desporto de orientação como ferramenta para se trabalhar e reconhecer o aprendizado de ciências do corpo humano no 8.s anos do Ensino Fundamental.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. O desporto de orientação como ferramenta para se trabalhar e abordar os temas relacionados ao aprendizado de ciências no 6.s anos do Ensino Fundamental.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Escolas municipais de Divinópolis que estiveram envolvidas em aprendizagem no desporto de orientação através de práticas de oficinas e didáticas em ciência.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Conquistas e resultados de equipes da Escola Municipal João Gontijo da Fonseca, no Programa Azimute Norte – CEFETMG Campus Divinópolis entre 2011 à 2018.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Conscientização entre fatores externos e internos, entre riscos em ambiente de prova, podem ser abordados em aulas específicas para alunos de 7. ano durante aprendizagem do desporto de orientação.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. Atividades práticas e oficinas de desporto de orientação para faixa etária do 3. e 4. anos como iniciação ao desporto de orientação e aprendizado lúdico.

######################

FONSECA, Heber Cristiano da. A prática do desporto de orientação como veículo de socialização e percepção do mundo em relação a sua realidade relacionado à comunidades carentes e de limitada perspectiva da realidade social.

######################

KOECHE, Ana Paula; KIRCHHOF, Christiane Francisca Venturini. Esporte orientação no Campus UFSM.

######################

KIRCHHOF, Christiane Francisca Venturini. O esporte orientação na formação inicial de professores de educação física.

######################

AMORIM, Lívia dos Reis. Corrida de orientação: uma proposta metodológica transdisciplinar da Escola Classe Córrego do Meio. V Congresso Nacional de Educação – CONEDU. 2019.

######################

AMORIM, Lívia dos Reis; SANTOS, Suely Gonçalves dos. Corrida de orientação: uma proposta metodológica transdisciplinar da Escola Classe Córrego do Meio. Resumo

######################

MELO FILHO, Elias do Nascimento. A corrida de orientação como atividade pedagógica com uso de QR code: experiências com estudantes de pagadoria e outros cursos de licenciatura. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET. Encontro de Pesquisadores em Educação a distância – EnPED. 2018. Educação e Tecnologia inovação em cenários em transição.

######################

SimpOrient 2021 – II Simpósio de Esporte Orientação

Acontecerá durante o CamBOr 2021
Data: de 23 a 25 de abril de 2021
Local: Trairi, Ceará

Tema: Orientação, um esporte da natureza: desafios e perspectivas da vertente ambiental
Prazo para envio dos resumos: 01/03/2021
Veja os detalhes na Circular Nr. 2

SimpOrient 2019

Veja o resumo do trabalho Corrida de Orientação: uma proposta metodológica transdisciplinar da Escola Classe Córrego do Meio, da Professora Lívia Amorim em parceria com o COTi, na página 15. O trabalho também foi publicado no V CONEDU.

Baixe os Anais do SimpOrient 2019 que aconteceu em Bom Despacho, MG, gentilmente enviado pela Atleta Prof. Dra. Nádia Cristina da Silva Mello.

Veja o resumo do trabalho Projeto norte da quadrícula, do Roberto Alves e Antonio Carlos (Kako), na página 43 Ana Paula e Christiane apresentaram o artigo: Esporte Orientação no campus UFSM.

######################